VOCÊ NÃO É EGOÍSTA POR PENSAR EM SI MESMA
- Erilza Faria
- 25 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Quantas vezes você deixou de pensar em si mesma, de dizer o que queria (ou não queria) e se diminuiu para agradar outras pessoas pensando que estaria sendo egoísta?
Quanto mais isso acontece, mais você se distancia da sua autenticidade, da sua essência, porque se habitua a não pensar em si e só no bem-estar das outras pessoas.
Entenda a diferença entre egoísmo e amor próprio!

Egoísmo é só pensar em você e não se importar com o outro, fazer de tudo só para o seu próprio bem ou passar por cima de tudo sem se preocupar com as outras pessoas.
Agir de forma egoísta é colocar seus interesses, opiniões, desejos e necessidades sempre em primeiro lugar a despeito das pessoas com que se relaciona. É ter a presunção de se tomar como referência de tudo e não ter consideração por ninguém, inclusive criando situações desagradáveis para os outros desde que o resultado final seja alcançar sua própria meta.
Se amar, se valorizar, cuidar de si e se colocar em primeiro lugar nos momentos necessários é diferente. Isso é autocuidado e amor próprio!
Pensar em si e se priorizar não só é permitido como também é obrigação sua! Quem tem que pensar primeiro em você é você mesma! Ninguém é obrigado a pensar nas necessidades dos outros, cada um precisa dar conta de si antes de oferecer qualquer apoio. Isso também vale para você.
É muito altruísta e belo doar-se de alguma forma para ajudar a quem precisa e te pede ajuda, mas isso deixa de ser bom ou bonito se começa a te colocar em dificuldade ou numa situação desconfortável e de mal-estar emocional.
É claro que as pessoas devem ajudar ao próximo sempre que possível. Isso não quer dizer que precisemos sempre privilegiar as situações alheias no lugar das nossas próprias. Não é egoísmo cuidar das suas próprias coisas e ajudar aos outros quando puder.
Muitas pessoas, com receio de serem egoístas, fazem exatamente o inverso: se deixam para segundo plano, não se priorizam só para agradar aos outros e depois sofrem com isso. Vivem frustradas e se lamentando, reclamam das coisas que fazem para os outros, pois, na verdade, não queriam estar fazendo. Acaba não fazendo nem sentido para elas a ajuda que estão oferecendo, pois não está sendo uma entrega sincera, de coração, e sim só para manter aparências e agradar.
Qual é o preço de agradar aos outros e desagradar a si mesma? Você não se prioriza, não se posiciona com firmeza nas relações, parece muito agradável, mas na verdade está infeliz, insatisfeita. Lutar por si mesma é a lógica da vida, egoísmo é quando você ultrapassa os limites dos outros só para ter o que quer.
Quando você reconhece suas necessidades e cuida das suas próprias questões, consegue ter autonomia para pedir ajuda e ajudar ao outro quando preciso de forma plena, com entrega e dedicação, sem exigência de algo em troca.
O amor é um sentimento consciente, não é só do tipo romântico ou intenso, mas é principalmente profundo e maduro. É uma escolha de afeto. O egoísmo e o amor não cabem na mesma frequência. Assim, se você se ama, precisa também se priorizar, se valorizar e cuidar de si mesma em primeiro lugar.
Se colocar em primeiro lugar é o principal indício de de amor próprio e autoestima em dia! Não quer dizer que você deva ignorar os outros e só pensar em você, mas sim que antes de tudo você pensa em si, seus desejos, limites e possibilidades.
Jamais será egoísmo!!! Um coração que se vê em primeiro lugar, sabe dar e receber muito mais amor!
Commentaires