Quer uma dica infalível para dar conta de tudo?
Não existe! Você não precisa dar conta de tudo.
Quem nunca se encheu de tarefas ou pensou que tinha que resolver tudo e depois ficou frustrado por não ter conseguido? Quantas vezes não somos nós mesmos que geramos essa frustração por não poder realizar certas coisas ao pensarmos que temos que saber de tudo, solucionar tudo, tanto nossas coisas quanto as dos outros?
Na verdade, é assim na maioria das vezes. No intuito de ser bem aceita ou de ter um bom desempenho, pode-se acreditar que é preciso ter controle sobre todas as coisas, mas isso só aumenta sua ansiedade e a sensação de esforço e sobrecarga.
Não quer dizer que não precisa se esforçar para fazer as coisas, mas também não precisa se desdobrar em mil partes e fazer mais do que o que é possível para dar conta de tudo. Afinal de contas, nem tudo está só nas suas mãos! Às vezes você só precisa fazer a sua parte, o necessário, e saber deixar as coisas fluírem!
É preciso saber avaliar o que realmente é sua responsabilidade, o que você pode dar conta e resolver e o que não.
Quando ficar ansiosa por não conseguir dar conta de tudo. Lembre-se: ninguém consegue!
Muitas vezes é preciso lembrar disso para não se deixar levar por um excesso de cobrança prejudicial.
Você pode me perguntar: Como lidar então, com a frustração das tarefas que não dou conta?
A sensação de deixar algumas tarefas de lado pode gerar sentimento de frustração, mas, muitas vezes, elegemos mais tarefas do que é possível dar conta e nos cobramos em excesso para cumpri-las.
Lembre-se que você é um ser humano, que não é possível fazer bem várias coisas ao mesmo tempo e que um dia tem só 24h e o descanso também é necessário. Então, respeite suas limitações. Entenda que você não precisa se desdobrar para dar conta de tudo, foque em fazer o que é essencial naquele momento. E tá tudo bem se não der para fazer tudo o que pensou! Não adianta ficar reclamando que não consegue dar conta de tudo se você não revê suas tarefas, continua pegando muitas coisas para fazer e quer abraçar o mundo inteiro! É natural que ocorra um sentimento de angústia e frustração, pois quando se escolhe algo para fazer se deixa de lado outras, ainda que de momentaneamente. Aceite essa sensação e se organize melhor para sentir menos.
Lembre-se que você também pode delegar tarefas ou mesmo pedir ajuda para realizar o que é preciso. Às vezes você se sente responsável por tudo e não consegue dividir a tarefa ou confiar que o outro vá fazê-la como você imaginou, com isso gera sua sobrecarga.
Também pode acontecer de você decidir fazer muitas coisas, porém nem todas serem essenciais. Aí você se enche de atividades que não têm tanta importância para você, acaba deixando as prioridades de lado e perdendo sua energia.
Tente realizar as tarefas por ordem de prioridade e se concentrar no consegue fazer.
Não precisa se desdobrar para fazer tudo o tempo todo!