Você consegue dizer não?
- Erilza Faria
- 4 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Dizer não às vezes é mais importante do que se imagina e é uma das coisas que você pode
fazer por si mesma para se sentir mais inteira e confiante!

Ter medo ou dificuldade para dizer não é algo comum, mas para algumas pessoas é mais difícil do que para outras. Essas acabam aceitam tudo caladas, sem conseguir se posicionar adequadamente. É importante poder ajudar os outros, mas ser bonzinho o tempo todo não é bom para ninguém, tanto na esfera pessoal como profissional.
Não tem nada de errado em ser uma pessoa atenciosa, prestativa e gentil. O problema está em dizer sim aos outros com muita frequência e não conseguir dizer não na mesma medida. Doar-se em demasia aos outros pode afetar diretamente em sua autoestima, sua autoconfiança, te fazer se sentir sobrecarregada e se deixar em segundo plano.
A dificuldade de dizer não interfere na qualidade do seu tempo, pois você negligencia os
próprios desejos e prioridades.
É ótimo ser uma pessoa gentil e prestativa, mas dizer não e se priorizar é um direito seu!
É preciso ter bom senso tanto para dizer sim quanto para dizer não. Deixar de considerar o que você realmente quer causa um imenso sentimento de frustração e vazio. Você acaba sendo conduzido pelos outros e deixando até a sua personalidade de lado. Além disso, as pessoas se acostumam com o seu sim e sua disponibilidade.
Alguns dos motivos que dificultam algumas pessoas a dizer não são:
o medo de magoar os outros – e para isso às vezes se fere para não ficar mal com outras pessoas;
querer sempre agradar e ser muito prestativo – o que às vezes te prejudica em colocar sua própria opinião;
achar o problema do outro mais importante – por isso se colocar em segundo plano, não priorizando seus próprios objetivos;
acreditar que pode fazer mais do que consegue – por querer impressionar ou medo de parecer pouco capaz, acaba se sobrecarregando, apesar de assim ter a eficiência em cada coisa diminuída;
não querer deixar uma oportunidade escapar – e assim acabar tentando “abraçar o mundo com as pernas” para acolher a todos os convites e demandas;
temer um conflito – por receio do que o outro vai pensar ao ouvir o seu não, prefere fazer algo obrigada para evitar o risco de conflito.
Se você diz sim quando sente que deveria dizer não, esteja atento a como você se sente em relação a cada situação. Quando você tem dificuldade de dizer não pelo medo da rejeição, passa a corresponder as expectativas dos outros sem refletir muito sobre o que isso causa em você.
O medo da rejeição causa insegurança e a autoconfiança também pode ser enfraquecida.
Ao dizer sempre sim você pode perder o controle sobre a sua própria rotina e ao deixar atividades de lado elas podem ir aos poucos se acumulando e assim você ficar sobrecarregada.
ATENÇÃO! Se você acredita que dizer não é o mesmo que negar ajuda, você está fazendo uma grande confusão, pois não significa que você ficará indisponível para os outros. Apenas respeitará seus limites, seus valores e suas vontades.
Ao buscar o equilíbrio entre dizer sim e dizer não, você passa a ponderar melhor suas ações e as consequências delas. Possibilita que você não tenha os sentimentos de culpa, de fragilidade, sobrecarga ou decepção.
Quando você sabe o que quer e o que não quer, compreende mais sobre si, sua história e está mais aberto a alcançar o que deseja. Dessa forma o outro também aprende a respeitá-lo e a entender suas ações e seu ponto de vista. Você começa a se colocar melhor e o outro
começa a respeitar isso e entender os seus limites.
✨Entendo que não é algo fácil, mas é um exercício necessário a se fazer por você. Há muitas formas de se expressar e dizer não com sinceridade e respeito. É assim que se dá uma comunicação assertiva, com clareza e tranquilidade.
Como dizer não sem sentir culpa

É muito importante priorizar suas necessidades, preferências e objetivos antes de atender a um pedido ou seguir a sugestão de alguém. Pense nessas perguntas: você consegue dar conta do que te pediram? Você quer fazer, quer ir? O que você sente com relação a isso? Se você quer ir/fazer é por causa do outro, do que ele irá pensar sobre você ou por sua causa, porque é um desejo seu?
→ Comece exercitando o dizer "não" em situações bem simples, como uma ginástica, para que essa prática ganhe força e resistência em sua mente e possa se tornar um hábito.
→ Elogie, negue e agradeça o convite proposta ou pedido que receber e não se sinta culpado por não poder atender a solicitação no momento.
→ Encerre o assunto, não fique se desculpando ou pensando em maneiras de resolver o problema que não é seu após ter dito não.
→ Se é difícil negar de imediato, leve um tempo para responder. O mais importante é encontrar o controle suficiente para dizer não.
→ Não se coloque em segundo plano para atender as expectativas dos outros. Se você precisa se sacrificar para apoiar alguém (e o outro lado nunca está disposto a ceder), algo precisa ser revisto.
Entenda que não dá para agradar a todo mundo sempre. As pessoas também vão magoar os seus sentimentos por esperarem que você aceite os pedidos delas. O mais importante é que você se priorize e não se sinta mal por fazer algo pelo outro deixando as coisas que são importantes para você de lado.
Falar “não” é libertador! Experimente!
��Comenta aqui: Você consegue dizer não ou precisa aprender? E se você gostou do texto.
Eu consigo....no começo foi difícil. Depois vai ficando mais fácil.