Crise emocional, crise de relacionamento, crise de saúde, crise econômica, crise de ansiedade, de pânico, de estresse... A verdade é que quase sempre estamos passando por alguma situação crítica.
Mas a CRISE, apesar de nos colocar em situação e sensação de risco é um momento em que temos a OPORTUNIDADE de nos desenvolvermos, nos fortalecermos e criarmos soluções para sermos melhores. Descobrirmos que somos capazes de coisas que nem imaginávamos.
Nada vai te fazer se desenvolver mais e criar mais habilidades do que uma situação crítica. Isso não quer dizer que seja simples ou fácil, muito menos agradável, mas que pode ser transformador e também recompensador.
A tranquilidade da rotina, do cotidiano e dos momentos de paz a que já se está acostumado são ótimas e trazem segurança, mas não te impulsionam tanto quanto a tensão de uma crise a buscar melhorar e encontrar novos caminhos e possibilidades.
Um pequeno detalhe faz a diferença e esse detalhe é acreditar em si mesmo, em sua força e potencial. Criar meios e descobrir caminhos para seguir caminhando. Talvez se não houvessem as crises, não iríamos evoluir da mesma forma, pois estaríamos bem acomodados na "zona de conforto".
QUAL A MELHOR MANEIRA DE LIDAR COM A CRISE?
NÃO FOQUE NO PROBLEMA! Temos tendência a pensar nas coisas pelo viés negativo e olhar para o que está difícil, para onde não está dando certo, para tudo de errado que pode acontecer só piora a situação.
Quando você se concentra em alguma coisa, manifesta isso na sua vida; se sua atenção está no problema ele só aumenta, se está em busca de solução a encontrará.
Assim como no livro O Segredo, seu pensamento e intenções atraem as energias para sua vida. Claro que você não desejou o problema, a vida acontece independente de nossos desejos, mas você pode intencionar a solução, abrir-se a possibilidades e temer menos o problema. Se parar de olhar só para o problema, perceberá as oportunidades que podem surgir da(s) crise(s)!
Em tempo de CRISE, CRIE! Crie um novo jeito de agir, uma nova forma de trabalhar e de se relacionar, uma nova postura em relação a si mesmo e aos outros. Busque apoio e orientação caso não consiga vislumbrar esses caminhos, mas tente não se entregar à desesperança, pois ela dá mais força à crise e faz com que dure ainda mais.
RISCO e OPORTUNIDADE
Risco: a crise é um momento de tensão em que tememos por nossa segurança e proteção, onde aquilo que estávamos acostumados, nossa zona de conforto, é mexida ou abalada; sentimos desconforto, ansiedade e medo, estamos diante do novo e, muitas vezes, inesperado.
Oportunidade: por estarmos diante do novo é um momento de desenvolvimento, de criação de novas possibilidades de vivência, de percepção, de atuação. Surgem novidades que talvez não surgiriam se estivesse tudo “normal” como de costume. Abra a mente e permita-se se reinventar.
Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou!
SOBRE MANTER O EQUILÍBRIO DIANTE DAS DIFICULDADES
Em primeiro lugar, não se deixe levar pelo DESESPERO! Como a própria palavra diz, o desesperado perdeu toda a esperança (des-esperança), ele não espera nada, então nada acontece. Quando se está desesperado e só se consegue olhar para o problema e ser negativo, as soluções passam longe das vistas.
Ainda que seja desconfortável, permita-se sentir a ansiedade e angústia da situação, perceba o quanto isso te afeta e preste atenção primeiro em seu próprio equilíbrio para depois buscar solucionar o problema. Assim, será mais fácil seguir, ainda que preocupado, mas com mais tranquilidade de estar inteiro na questão e ciente de que está dando seu melhor.
Não seja prepotente e queira dar conta de tudo sozinho. Divida impressões, peça opiniões, trabalhe em conjunto, delegue tarefas, fale sobre o que pensa e sente, peça ajuda.
Busque soluções e não fique olhando só para o problema. Invista tempo em entender o momento e a melhor forma de lidar com ele.
Liste todas as possibilidades e veja quais estão dentro da sua realidade como probabilidade de ação. Assim, você poderá criar um planejamento para contornar a situação.
Não use a situação da crise (ou do coronavírus) como desculpa para não se reinventar.
E lembre-se: Seja grato por tudo! Exercitar a gratidão faz fluir energia positiva, ideias e criatividade.
Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de curtir esse texto! ;)
Comentários