top of page
Foto do escritorErilza Faria

Pode entrar, mas não repara a bagunça!


Quantas vezes você é a primeira pessoa a se criticar diante dos outros e a se rebaixar? Quantas vezes você dá mais destaque a suas imperfeições do que às suas capacidades? Você se elogia o mesmo tanto que se critica?


Saiba que, mais do que reconhecer seus erros e defeitos, é preciso saber de seus pontos fortes e valorizá-los. Só assim pode se tornar capaz de aperfeiçoar o que é preciso ao invés de só puxar suas capacidades para baixo.


Não quero dizer que não se deva pensar de forma crítica em relação a si mesmo. É importante ter autocrítica, percepção e consciência. Isso é ter seus pensamentos fincados na realidade, o que é contrário a só se julgar, se criticar e ficar se diminuindo o tempo todo.


A autocrítica começa a se tornar negativa quando, mais do que reconhecer onde na vida é preciso evoluir e melhorar, a pessoa passa a só perceber esses pontos e acreditar que está fadada a ser dessa forma que não é satisfatória. A partir daí, começa a destacar todas as suas falhas, tudo aquilo que não tem ou que ainda não é.


Quanto mais você destaca algo, mais ele vai ser notado. Então, se você destaca o quem tem de negativo, mais presente ele será na sua percepção. Acaba se tornando maior do que a percepção do que você tem de positivo, de força, de características, de superação e conquistas.


4 indícios de que você anda acreditando demais nos seus pensamentos negativos.

  1. Sempre acha que se algo ruim aconteceu uma vez, vai acontecer em todas as outras vezes.

  2. Acha que nada vai dar certo, sem nem considerar a possibilidade de que as coisas sejam razoáveis ou positivas.

  3. Destaca aspectos negativos ou inadequados como sendo centro da atenção e ignora o resto da informação real e seus pontos positivos.

  4. Acha que deveria estar se sentindo empolgada e feliz o tempo todo e não dá espaço para vivenciar plenamente as emoções.


Todas as pessoas possuem pensamentos negativos que surgem de vez em quando. Porém, nem todas se deixam levar pela força que eles podem exercer. Não é saudável acreditar em tudo o que vem à mente sem questionamentos e uma reflexão crítica.


Há muitas situações que nos acontecem e sentimentos que temos em que acreditamos ser apenas o destino, azar ou sorte. Mas o que não nos damos conta é que, em muitas dessas situações, nós mesmos é que nos colocamos lá devido à postura de autocrítica excessiva que acaba sendo negativa e nos atrapalha de seguirem adiante.


Alguns exemplos são quando você...

  • não acredita que é bom o suficiente para fazer o que faz;

  • acha que boas oportunidades e vagas não são para você;

  • tem dificuldade de receber elogios e de se apropriar do sucesso;

  • quando tem um bom resultado ou conquista, tem costume de atribuir o crédito aos outros ou à sorte e não ao seu esforço.


Quantas vezes você não se posicionou de forma equivocada diante da vida e acabou atraindo exatamente o que não queria?


Não acredite em tudo o que você pensa!

A imaginação humana, se não for bem trabalhada, extrapola os limites do possível e da realidade, fazendo uma pessoa acreditar em coisas que não são reais e se tornar prisioneira desses pensamentos.


Exercite sua autopercepção para começar a enfrentar esses pensamentos. Aprenda a se questionar para ter a consciência mais realista. Por mais difíceis que estejam as coisas na sua vida, você é sempre maior que tudo isso, a menos que permita que as situações te devorem. O simples fato de buscar ajuda, mostra que você está no controle e reconhece quando precisa de suporte. Não se engane, pois você é muito melhor e é capaz de muito mais do que pensa.

Comentários


bottom of page