Minha inesquecível experiência em Lisboa
- Erilza Faria
- 11 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Há 04 anos atrás, em julho de 2017, eu vivia uma das experiências mais incríveis e inesperadas da minha vida.
Viajar para Lisboa em Portugal para apresentar um trabalho de pesquisa foi muito mais do que esperava quando sonhava em fazer o mestrado.
Eu estava na metade dos estudos do Mestrado em Ensino, no INFES-UFF, já participava do GRUPES (Grupo de Pesquisa Saúde e Educação) e era habitual nos inscrevermos para participar de Congressos e Mostras de trabalho. Quando surgiu a notícia do Congresso Internacional de Lisboa - Educação, Inclusão e Inovação da Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx, pensamos em nos inscrever sem compromisso para testar se nossos trabalhos seriam aceitos.
Quando recebemos o aceite dos trabalhos, selecionados por uma banca avaliadora tão criteriosa, ficamos em êxtase e começamos a considerar a possibilidade de viver essa experiência de ir para a Europa apresentar nossa pesquisa em andamento.
A princípio, não conseguimos apoio ou patrocínio de nenhum órgão público ou da universidade, mas nosso desejo de não perder essa oportunidade única foi tanto que vimos outras condições e possibilidades. Graças às benditas parcelas que um cartão de crédito possibilita para compras e um suporte familiar de peso, eu pude então realizar esse feito extraordinário.
Não posso deixar de agradecer ao apoio do meu marido Victor, que na época ainda era meu noivo, de sua família e da minha família maravilhosa. Se não fosse por eles, eu não teria tido a coragem de alçar esse voo.
Eu fiquei em Lisboa por 7 dias incríveis e, como boa turista, me sentia impressionada com tudo o que via. Lá é mesmo outro mundo! Foram dias frescos de verão onde a noite só escurecia por volta das 21h.
Foram 03 dias de Congresso e confesso que achava o máximo estar em Portugal para um compromisso acadêmico. Até o Exmo. Presidente da República de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Souza, esteve presente falando para a Pró-Inclusão.

Além de ter aprendido com todas as falas do Congresso, contribuí apresentando meu artigo, que posteriormente foi publicado em livro nos Anais do Congresso: “O encontro com a singularidade do estudante para potencializar a inclusão na educação” – escrito com a colaboração de minha orientadora Dr.ª Maria Goretti A. Rodrigues, que também estava comigo na viagem às terras de Cabral.
Mas, nem só de estudos e pesquisas vive um homem e, é claro, que aproveitamos os outros dias para andar por Lisboa, conhecer pontos turísticos, provar comidas típicas e ainda ir conhecer a cidade de Fátima (que fica a aproximadamente 01h de Lisboa).
Em Fátima, passamos um dia inteiro, era ano do centenário da aparição de Nossa Senhora naquele local em que estávamos e me senti imensamente abençoada por estar ali.
Eu não poderia ser mais grata por tudo que vivi e sempre lembrarei com muito carinho dessa experiência maravilhosa!


Comments