Carta para mim mesma, “para quando eu pensar em desistir”
- Erilza Faria
- 22 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Quando você pensar em desistir, porque isso vai acontecer algumas vezes ao longo do caminho, pare um pouco, respire e contemple o momento em que está. Lembre-se do que te motivou a escolher essa estrada e começar a caminhar. Olhe para trás e veja o quanto já conquistou até aqui.
Quando tudo estiver muito difícil, a angústia aumentar e você pensar em desistir, permita-se sentir essa dor te forjar e tente perceber o que você pode aprender com ela. Não pense que será fácil, mas é seguindo que se encontra a luz no fim do túnel.
Cuide para que você tenha boa percepção e mansidão para não piorar a situação e aumentar o problema, tornando o que é difícil mais pesado para sustentar e enfrentar.
Quando você pensar em desistir, entenda que todas as grandes conquistas passam por esse momento crítico, pelo cansaço, pela dúvida, pelo medo e pela insegurança, e é nessa hora em que se separam os conquistadores daqueles que o seguem. Porque o vencedor nem sempre é o melhor, mais hábil ou mais esperto, mas aquele que não desistiu, treinou e treinou, se esforçou até conseguir seu objetivo.
Quando você estiver se sentindo perdida e pensar em desistir, lembre-se de que o caminho se faz ao caminhar, então não é possível ter todas as respostas, mas se você não seguir adiante, você nunca sairá desse lugar de aflição, nem irá descobrir o que há do outro lado da linha do desafio.
Quando sentir que esse não parece mais ser o seu caminho, perceba que sempre é possível recalcular sua rota e traçar novos trajetos para chegar ao mesmo fim. Na verdade, o que importa é que você não perca o sentido da busca. Mesmo quando as circunstâncias não parecerem favoráveis, você pode criar adaptações e tentativas para continuar.
Quando você pensar em desistir por causa do tempo, da espera, pergunte-se o que realmente importa na vida: a direção ou a velocidade. Observe que nunca é tarde demais para crescer, evoluir e desbravar novos mares. E lembre-se de não ter pressa, mas não perder tempo. As oportunidades passam e se você desistir pode perder o tempo, a chance de aproveitá-las da melhor forma.
Quando você se sentir vivendo no meio de uma tempestade e pensar em desistir não se esqueça Daquele em quem você confia. Sim, pois muito mais do que acreditar em Deus, você deposita sua confiança nele e sabe que não é porque você não vê Jesus na tempestade, que Ele não esteja dentro do barco com você, te sustentando.
Enfim, quando pensar em desistir, perceba que a escuridão da noite acontece antes do nascer do sol e que, como tudo na vida, esse momento vai passar. Exceto se você desistir, pois aí virá mais angústia, frustração e enfraquecimento do seu ser.
A vida pode nos surpreender com sonhos que jamais ousaríamos sonhar, com desafios que não pensávamos ser capazes de suportar e com conquistas que não acreditávamos serem possíveis de alcançar. Então, continue, não desista!
Vai chegar o dia em que você vai olhar para trás e perceber que tudo em seu caminho valeu a pena.