top of page
Foto do escritorErilza Faria

CAMINHOS POSSÍVEIS PARA PARAR DE PROCRASTINAR

Procrastinar é o hábito de deixar sempre para depois a realização de planos e tarefas. No começo parece bom e agradável, mas pode gerar bastante angústia, ansiedade e frustração.


Quer saber porque você acaba procrastinando em quase tudo na sua vida? Muitas vezes você escolhe fazer tarefas que não fazem sentido pra você - que você não entende a real necessidade de fazer, quer fazer só porque os outros estão fazendo ou não considera a importância de fazer, mas se obriga a fazer e aí procrastina.


Ou por que você acha que a tarefa será muito difícil e, antes de começar, você já se considera incapaz de fazer, acha que não vai dar conta ou que vai dar muito trabalho e aí não começa e não vê se realmente é difícil ou não.


Outro motivo é você colocar outras coisas na frente do que é importante por não considerar a prioridade e a importância do que precisa ser feito.



Muitos pensam que procrastinar é ficar na preguiça, descansando e enrolando para começar a fazer algo. Porém, isso pode ir mais além e levar alguém a se encher de tarefas menos importantes ou menos complexas, confirmar compromissos que não são importantes, para não realizar a tarefa que é mais importante e necessária.


Quando alguém procrastina, acaba deixando para fazer as coisas de última hora, na correria e acaba não desempenhando bem, como teria sido se tivesse feito antes, com mais tempo. Aí fica agitado, se sente sob pressão e ansioso por ter que realizar uma tarefa urgente que poderia ter sido feita de modo melhor, pois era realmente considerada importante.


Faz sentido pra você? Percebe quantas vezes somos nós mesmos (inconscientemente) que produzimos nossa ansiedade e frustrações?


Essas coisas precisam ser avaliadas melhor em você mesma, para que você possa realizar mais tarefas, ter melhor desempenho e parar de procrastinar.



Muitas pessoas acabam procrastinando e iniciando a semana e suas atividades já sem ânimo. Então trouxe algumas sugestões de caminhos possíveis para seguir e evitar procrastinar. Lembrando que nada muda se você não mudar!

Não se cobre tanto - a autocobrança excessiva ao invés de te estimular a realizar acaba te desanimando de fazer o que precisa.

Se proponha a fazer uma coisa de cada vez, começando pela etapa menos difícil ou mais simples - geralmente quando se pensa em tudo o que se há pra fazer acaba ficando desestimulado por ver tanto trabalho, mas quando se foca em cada etapa por vez se torna mais fácil.

Defina prioridades - se organize com suas tarefas e realize primeiro o que for mais necessário e fizer mais sentido pra você.

Não deixe para a última hora - uma tendência de quem procrastina é ficar ansioso e frustrado por ter que fazer tudo correndo depois, ou não conseguir fazer, mas se você muda seus hábitos e fizer as coisas com antecedência essas sensações diminuem.

Compreenda o sentido da tarefa - pode ser que você esteja pouco implicado com a tarefa por não ver sentido em realizá-la, então busque entender o porquê ela precisa ser feita por você, qual sua intenção ou objetivo, o que você terá realizando isso.

Saia da zona de conforto - a lei do menor esforço acontece para todos, é natural que você prefira algo que dê o mínimo de trabalho possível, mas se quer grandes coisas, precisa de grandes movimentos e na zona de conforto não surgem novidades.

Não tenha pena de si mesma – você é capaz de realizar tudo o que se propôs a fazer, não precisa se cobrar além do necessário, mas não tenha pena de se esforçar.


Lembre-se que você pode descansar depois que realizar tudo o que é necessário. Não inverta a ordem descansando antes de fazer o que importa para você.


Ao se organizar e definir as tarefas que precisa fazer, considere a complexidade e o tempo hábil que levará para concluir cada uma e tenha cuidado para não cometer excessos. Se você programar atividades em exagero, pode não conseguir concluir todas e acabar produzindo mais frustração em si mesma.


Se sentir que precisa, não deixe de buscar ajuda para reavaliar suas prioridades e sua autoconfiança. Lembre-se também que procrastinar acaba te deixando muito frustrada. Será que vale a pena?!


😉Se você gostou do texto e das dicas, compartilha com mais alguém que você acha que precisa fazer essa leiturinha.

Comments


bottom of page